O que é a cortiça?

O que é a cortiça e qual a sua relação com o ambiente?

Recentemente, o ser humano tomou consciência da importância de proteger o ambiente devido às ameaças que este tem sofrido. Os próprios Governos de países de todo o Mundo perceberam que se as pessoas não começassem a ter cuidado com a forma como lidam com o ambiente toda a Humanidade ficaria sujeita a acidentes ambientais e a grandes níveis de poluição, altamente prejudiciais para a saúde do ser humano.

what is cork

 

Encontrar a solução para um problema tem como ponto de partida a sua análise exaustiva. Parte do problema ecológico global relaciona-se com o uso abusivo de alguns materiais. A maior parte dos produtos que utilizamos no nosso quotidiano é construída com materiais não-recicláveis que originam um forte impacto ambiental. Existem muitos materiais prejudiciais ao ambiente entre os quais se destaca um material que utilizamos todos os dias: o plástico. Após refletirmos sobre o problema ambiental, concluímos que a maior parte dos produtos que utilizamos com frequência podem tornar-se sustentáveis, pois os materiais com os quais são construídos podem ser substituídos por materiais amigos do ambiente. Hoje em dia, o fornecimento de materiais amigos do ambiente está a aumentar devido ao aumento da consciência de designers e marcas em geral. Ao projetar e produzir tais objetos, eles difundem a mensagem de que é possível fazer grandes produtos com materiais ecológicos, como a cortiça.

Então, o que é a cortiça?

A cortiça é mundialmente famosa desde os tempos mais antigos devido à sua utilização nas rolhas das garrafas de vinho. Hoje em dia, graças à mudança do paradigma descrito acima, cada vez mais os designers se mostram interessados em aprender mais sobre a cortiça e as suas possíveis atualizações. Sites mundialmente conhecidos como Dezzen, Yanko Design e Design Milk. Para os defensores do ambiente, é gratificante ver que a cortiça está a ser usada em tantos objetos diferentes como solas de sapatos, guarda-chuvas, cadeiras e lavatórios. As aplicações são inúmeras e quando nos debruçamos sobre esta questão percebemos que é muito fácil de substituir os materiais que são prejudiciais ao meio ambiente por materiais recicláveis e com baixo impacto ambiental. E a cortiça é apenas um exemplo entre muitos outros.

Muitas pessoas olham com desconfiança para a cortiça pois pensam que a sua extração danifica a árvore. Isso é completamente errado pois a cortiça só é extraída após a árvore completar 20 anos e posteriormente só é extraída de 9 em 9 anos. A cortiça extraída não influencia em nada a vida saudável da árvore.

Após esta explicação, já não precisamos de continuar a perguntar o que é a cortiça mas sim dar resposta a uma série de problemas ambientais através do seu uso!

A cortiça é, sem dúvida, um material ambientalmente sustentável porque a sua renovação é facilmente realizada pela Natureza. Outro fator pelo qual damos grande importância à cortiça é por causa de sua árvore-mãe, o sobreiro, que pertence a toda a região do Mediterrâneo. Num mundo onde a desflorestação está a aumentar, a utilização da cortiça e a compra de produtos criados com este material é certamente uma boa maneira de inverter a situação ambiental. Deste modo, vamos conseguir implementar uma consciencialização relativa à plantação deste tipo de árvores, acabando por estimular a sua expansão. Existem habitats que são dependentes destas árvores, sobretudo em Portugal, Espanha, França e Itália. O lince ibérico, animal em vias de extinção, é um exemplo dessa dependência.

Devido aos factos apresentados, a CorkWay tem como objetivo principal apoiar o ambiente, especialmente as áreas onde crescem os sobreiros.

 

ENVIO GRÁTIS NAS ENCOMENDAS!
ENTREGA IMEDIATA EM SUA CASA

we Ship all aroun Europe - Corkway

CORTIÇA + CERÂMICA tableware colection - CorkWay

Esta é a belíssima coleção de mesa Alma Gémea

Comprar agora

CORTIÇA PARA CRIANÇAS

for kids - CorkWay

A cortiça é o material mais seguro para as suas crianças brincarem!

Comprar agora
site by ideoma.pt